Vereadores e servidores das Câmaras Municipais do Alto Vale estiveram reunidos no último sábado, 30, em Trombudo Central, em assembleia da UCAVI, para tratar com exclusividade de assuntos relacionados ao autismo. A data e o tema foram escolhidos, pois, abril é lembrado como o mês da conscientização sobre o autismo. A reunião contou com a participação de representantes de associações municipais e estadual que desenvolvem ações com autistas e familiares.
As explanações foram realizadas pela presidente da Associação Catarinense de Autismo (ASCA), Cátia Purnhagen; presidente da Associação de Amigos do Autista de Trombudo Central e Braço do Trombudo, (AMA), Diana Marcelino; representante da Associação de Pais e Mães de Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo de Rio do Oeste (APAMES), Alci Léia Dalmônico Padilha; presidente da Associação de Amigos do Autista de Agrolândia, (AMA), Josiane Cristina Reiner e representante da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo e Deficiência Intelectual e Múltipla de Rio do Sul, (AFADI), Marizete Serafim Hoffmann.
De acordo com o presidente da UCAVI, vereador Marlon Goede, o objetivo principal foi provocar o debate acerca da necessidade de políticas públicas de inclusão. “Muitas famílias vivem essa realidade hoje e por isso trouxemos esse tema, enquanto instituição estamos abraçando essa causa e vamos buscar em nível federal, estadual e municipal formas de contribuir com as associações e nas ações que desenvolvem”.
Segundo a presidente da Associação Catarinense de Autismo (ASCA), Cátia Purnhagen, atualmente são 41 Associações de Amigos do Autista (AMAs) implantadas no Estado que estão trabalhando para ter um suporte do poder público e da sociedade. Além de relatar o processo de implantação das associações, as convidadas foram unânimes ao pedir a conscientização da população para acabar com o preconceito e a parceria na promoção da inclusão.