O principal assunto discutido na primeira assembleia ordinária da UCAVI de 2022, em Vitor Meireles, foi o sistema de transmissão de energia elétrica nos municípios do Alto Vale do Itajaí. A explanação foi realizada pelo Gerente Regional da CELESC, Manoel Arisoli Pereira. O encontro reuniu cerca de 90 participantes, entre vereadores e servidores de Câmaras e demais autoridades da região.
O assunto foi pautado para a assembleia atendendo solicitação dos vereadores, que frequentemente debatem sobre os problemas ocasionados pelas quedas de energia elétrica, especialmente nas localidades do interior. Durante o encontro foram apresentadas e aprovadas moções cobrando da Celesc melhorias com manutenção, ampliação e investimentos na rede de distribuição de energia elétrica.
De acordo com o presidente da UCAVI, vereador Marlon Goede, a proposta da atual diretoria é pautar para as assembleias de 2022 temas diretamente relacionados a rotina da população e buscar soluções conjuntas. “Queremos trazer para o debate assuntos que impactam na vida das pessoas, hoje foi com a Celesc, nas próximas teremos saúde pública, autismo, a situação da estiagem na agricultura, enfim, nosso objetivo é subsidiar os vereadores com informações para que possam transmitir aos munícipes e cobrar dos gestores”.
O presidente da AMAVI, prefeito José Constante e o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, participaram do encontro e falaram sobre a proposta do Aeroporto Regional, localizado em Lontras. “Um novo desafio que assumimos e queremos discutir com o legislativo é o aeroporto, entendemos que deve ser uma responsabilidade regional e não apenas de um ou dois municípios, pois com certeza trará desenvolvimento e visibilidade para toda nossa região”, enfatizou Constante.
O presidente da Câmara de Vereadores de Vitor Meireles, Celio Melo de Jesus, agradeceu a UCAVI e todos vereadores presentes e reforçou o pedido para que todos participem ativamente das reuniões. “Juntos temos mais força e representatividade para buscar soluções para problemas que são comuns nos municípios do Alto vale e para cobrar dos nossos representantes políticos”. O prefeito de Vitor Meireles, Bento Francisco Silvy também prestigiou a reunião.