Mesmo com as restrições no atendimento e impossibilidade de realizar eventos de forma presencial em virtude da COVID- 19, a União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí- UCAVI mantém uma rotina de capacitações e assessoramento para vereadores e servidores do Alto Vale. Para atender a demanda, desde o início da pandemia no mês de março, a entidade precisou se adaptar e realizou diversas capacitações de forma on-line e a assessoria está sendo prestada de forma remota.
\n\nEntre os eventos realizados neste ano, de forma on-line, no mês de maio foi realizada palestra com o diretor de Contas de Governo do TCE/SC, Moisés Hoegen, sobre Condutas Vedadas no Último Ano de Mandato e Ações Recomendadas aos Legisladores Municipais em virtude da Pandemia e no mês de junho, com a diretora de atos de pessoal do TCE/SC, Ana Paula Machado da Costa sobre Fim de Mandato e Proibições da Lei Eleitoral.
\n\nRecentemente, no dia 23 de setembro, o Promotor de Justiça Pedro Roberto Decomain ministrou palestra para os servidores e vereadores do Alto Vale sobre “Condutas Vedadas e Permitidas na Propaganda Eleitoral”. Os temas citados foram solicitados pelos vereadores no início do ano, quando da elaboração do Plano de Trabalho da entidade. As capacitações mensais para servidores e contadores de Câmaras também aconteceram de forma remota, respeitando os protocolos sanitários.
\n\nDe acordo com o assessor jurídico da UCAVI, Marcionei Rengel, diversos temas foram listados para serem abordados em forma de palestras durante as assembleias da UCAVI, porém como não está sendo possível é preciso encontrar outras formas. “As assembleias da UCAVI até então realizadas mensalmente, proporcionam debates acerca das rotinas de trabalho do legislativo, mas infelizmente não puderam acontecer de forma presencial e por isso estamos empenhados em realizar eventos on-line para suprir essa necessidade”.
\n\nO assessoramento que a entidade presta as Câmaras e Vereadores, principalmente na área jurídica também está sendo prestado à distância desde o início da pandemia, ou seja, por telefone e com o uso da tecnologia. A equipe da UCAVI trabalha normalmente, respeitando as regras e protocolos sanitários, sempre pensando no apoio e suporte que é característico da entidade.
\n