O secretário executivo da AMAVI, Agostinho Senem, foi o palestrante da assembleia da UCAVI realizada no último sábado, (11/07), em Rio do Oeste. O tema da palestra foi o Projeto do Parque Tecnológico de Tratamento e Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos e a Política Regional de Manejo dos Resíduos. O tema foi sugerido pelos vereadores durante reunião do conselho deliberativo da UCAVI, que argumentaram que muito tem se falado sobre este projeto, porém ainda não é do conhecimento da maioria dos vereadores e da população da região.
\r\n\r\nForam abordados temas como a legislação vigente, que determina a destinação correta para o lixo, objetivos do projeto eas etapas que serão seguidas até a implantação do parque. Na região, a discussão cerca do problema do lixo iniciou em 2012, com a elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, sendo uma das principais propostas do plano, a construção de um parque, onde o manejo do lixo produzido na região contará com gestão compartilhada, para obtenção de economia, possibilitando a geração de energia e aproveitamento máximo dos materiais recicláveis. Sobre as propostas para gestão do parque, Agostinho Senem destacou que poderá ser direta, através de investimento público ou indireta, com investimento a cargo do concessionário. A estimativa de investimento para construção do parque é de R$ 60 milhões.
\r\n\r\nOutro assunto que fez parte da pauta da assembleia dos vereadores foi a construção da sede da UCAVI. O presidente Everson Pedroso, conclamou os demais vereadores para unir esforços e fazer com que o projeto saia do papel. Everson comunicou aos presentes que todas as consultas aos órgãos competentes sobre a legalidade do projeto foram feitas e, portanto chegou a hora de começar a obra. “Todos os trâmites burocráticos foram feitos, o assunto foi discutido e aprovado nas assembleias e agora precisamos nos unir e dar o pontapé inicial para que este sonho se torne realidade”.