Realizado nos dias 06 e 07 de outubro, em Rio do Sul, o Congresso Estadual de Vereadores reuniu mais de 250 pessoas de aproximadamente 50 municípios catarinenses no Parque Universitário Norberto Frahm e foi realizado com o objetivo de aprimorar a qualificação profissional dos vereadores através de palestras e debates.
\n\nA solenidade de abertura do Congresso contou com a presença de diversos políticos catarinenses para recepcionar os congressistas, entre os quais os Deputados Estaduais Rogério Mendonça (representando o Presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Julio Garcia) e Nelson Goetten de Lima, Edson Fronza, vereador e presidente da União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UCAVI) e Rui Mendonça, presidente da União de Vereadores do Estado de Santa Catarina (UVESC).
\n\nDe acordo com Edson, o Congresso Estadual de Vereadores possui múltiplas vantagens. "Esse tipo de evento permite a troca de informações, a troca de experiências, permite que a gente faça reflexões com relação a atual situação política do país, permite que a gente se atualize, enfim, permite o congraçamento dos vereadores".
\n\nSegundo o vereador Rui Mendonça, "aqui estão sendo discutidas questões políticas e a forma de como o vereador deve atuar. Hoje o legislativo municipal está carente de conhecimento e, por isso, a importância do evento é extrema".
\n\nPalestras abordaram temas de interesse dos vereadores no primeiro dia do evento
\n\nO Congresso Estadual de Vereadores incluiu uma série de palestras em sua programação. A seqüência de trabalhos foi iniciada pelo professor e filósofo Edgar Schütz, com a palestra "Motivação e Integração na Atividade Política", onde explicou por que muitas pessoas tornam-se desmotivadas. "Ninguém gosta de apostar num fracassado. Ninguém se sente atraído sobre uma pessoa desmotivada. Então, a motivação, que é tão importante, ela sofre um desgaste a partir do bombardeio de informações negativas que o meio joga. É preciso ter motivação", ressalta.
\n\nNo período vespertino do Congresso foram apresentadas mais duas palestras. A primeira foi ministrada pelo jornalista e comentarista político Paulo Alceu, abordando o tema "Conjuntura Política". Paulo fez análises sobre a crise política enfrentada pelo Brasil e deu dicas de como os vereadores devem agir para evitar serem tachados de corruptos. "Lamentavelmente o político está sofrendo e, envolvido ou não, ele está sofrendo por causa de uma crise que ele não tem a mínima participação. Mas a atitude correta de quem nada tem a ver com isso é continuar sendo o que é, acreditando na sua proposta, desenvolvendo a sua atividade, mostrando lealdade com seus princípios e não se permitir, em hipótese nenhuma, se aproximar desse tipo de situação", enfatiza.
\n\nEm seguida foi exibida a palestra "Marketing Político, conduzida pela psicopedagoga e especialista em recursos humanos Bertila Sartoretto Leão e pelo professor Alcides Martins. Ambos mostraram formas de como o político deve agir para transmitir uma imagem de confiança aos eleitores. Segundo Alcides, "os candidatos devem tomar atitudes simples, como não prometer o que não vai cumprir, evitar ir à casa dos eleitores pedir votos, enfim, não transmitir a imagem de algo que ele não é. Esses cuidados fazem muita diferença".
\n\nApós o término do ciclo de palestras, os congressistas assistiram ao encerramento do primeiro dia de congresso. Foi servido um coquetel colonial regado a chopp e comidas típicas da região, como queijos, presuntos, morcelas e conservas, além de participarem do sorteio de brindes e apreciarem as músicas de uma banda formada por vereadores do Alto Vale do Itajaí. No final, todos foram convidados a assistirem à abertura oficial da 16ª Kegelfest.
\n\nPainel sobre Reforma Política foi destaque do Congresso Estadual de Vereadores
\n\nNo segundo dia do evento foi realizado o painel sobre Reforma Política, com a presença da Senadora Ideli Salvatti, e dos Deputados Federais Fernando "Coruja" Agustini e Paulo Bauer (substituindo o Senador Leonel Pavan). Cada agente político dispôs de 20 minutos para expressar sua opinião sobre o tema.
\n\nSegundo Fernando Agustini, "a reforma política é a reforma do sistema para você escolher os seus representantes. O que o povo realmente quer mudar é a maneira de atuação dos seus representantes", destaca.
\n\nPara Ideli Salvatti, "A reforma política é uma mudança na estrutura da organização partidária, dos processos eleitorais, dos financiamentos das campanhas. Isso é o que se espera. Existem muitos projetos e muitas questões pertinentes à reforma política que tramitam há muito tempo no Congresso Nacional e há muita dificuldade de fazer essas votações devido a diversos fatores", afirma.
\n\nTerminadas as afirmações, os painelistas participaram de um debate com os congressistas, respondendo os questionamentos apresentados.
\n\nEm seguida, os congressistas foram convidados a almoçar no restaurante do Parque Universitário Norberto Frahm, ocasião em que o evento foi oficialmente encerrado.
\n\nSegundo Edson Fronza, "a avaliação do evento é positiva, pois conseguimos realizar um evento inédito aqui no Alto Vale e que reuniu diversas autoridades políticas, a maioria vereadores, além de renomados políticos de Santa Catarina".
\n