Visando aprimorar conhecimentos sobre o papel do vereador, edis e servidores das Câmaras de Vereadores da microrregião de Rio do Sul participaram na sexta-feira, dia 14, na Câmara de Vereadores de Taió, da terceira e última etapa do I Seminário da Região do Alto Vale do Itajaí: Pensando o Poder Legislativo Municipal.
\n\nO evento contou com a presença de inúmeros agentes políticos do Alto Vale do Itajaí e de Santa Catarina.Participaram da solenidade de abertura o deputado Nelson Goetten (PFL), representando o Poder Legislativo estadual, o deputado Celestino Secco (PP), presidente da Escola do Legislativo, o prefeito municipal de Taió, José Goetten de Lima (PFL), o vereador e presidente da União de Câmaras de Vereadores do Vale do Itajaí (UCAVI), Edson Luis Fronza (PT), o presidente da Câmara Municipal de Taió,Narciso José Broering (PMDB) e Albertina Andrioli, representando a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul.
\n\nCelestino Secco deu ênfase à necessidade de os vereadores se qualificarem. "Nós devemos sempre trabalhar a questão da qualificação na política. A importância maior é você ajudar a construir uma cidadania mais crítica, em que você permita que as pessoas possam avaliar com mais nitidez qual é a importância do papel do vereador", afirma.
\n\nO ciclo de palestras iniciou com o tema "Lei Nº 8666/1993 - Licitação", apresentado pelas servidoras da ALESC Nadiesda Ghizzo Schmidt, Míriam Furtado Krieger e Sinara Valar Dal Grande, enfatizando a forma correta de utilizar os meios de compra de bens e serviços através de licitações e pregões.
\n\nA palestra posterior, abordando o tema "Orçamento Público Municipal", apresentada pelo coordenador da Diretoria de Controle de Municípios do Tribunal de Contas do Estado, Paulo César Salum, destacou a importância do planejamento das despesas. "É no momento do envio das propostas orçamentárias que a falta de um bom planejamento pode extrapolar seus limites (das Câmaras), levando-as a pedir socorro aos municípios", reforça.
\n\nA apresentação sobre "Lei de Responsabilidade Fiscal", com o integrante da Diretoria de Controle de Municípios do Tribunal de Contas, João Luiz Gattringer, encerrou a seqüência de trabalhos e deu ênfase às leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA). "As leis orçamentárias vieram para equilibrar as contas públicas, exigir que as contas sejam transparentes", ressalta.
\n\nPara Narciso José Broering, o seminário trouxe algo muito importante: o conhecimento. "O conhecimento adquirido pode ser aplicado pelos vereadores e servidores nas suas câmaras, influenciando nas suas decisões, nos seus municípios, tornando possível realizar um bom trabalho à sociedade".
\n\nO seminário foi realizado com a Escola do Legislativo em parceria com a UCAVI e reuniu vereadores e servidores dos municípios de Rio do Sul, Salete, Rio do Oeste, Dona Emma, Santa Terezinha, Pouso Redondo, Rio do Campo, Agronômica, Trombudo Central e Laurentino.
\n\nSegundo Edson Luís Fronza, "o Seminário foi muito interessante, pois reuniu vereadores de diversos municípios do Alto Vale, palestrantes da ALESC e do TCE, além de trazer conhecimentos úteis ao vereador. Portanto, a avaliação do evento é positiva", afirma.
\n