Visando aprimorar as técnicas de oratória e tornar a comunicação dos vereadores com o público mais eficaz, foi realizada, no dia 25 de março, no auditório do colégio estadual Frei Manoel Philippi, em Imbuia, a palestra “Comunicação Verbal e Oratória”, ministrada pelo professor Jean Pier Xavier de Liz.
\r\n\r\nA apresentação iniciou às 10 horas e caracterizou-se por mostrar formas efetivas de estabelecer comunicação entre o emissor (pessoa que emite uma mensagem) e o receptor (pessoa que recebe e interpreta a mensagem), além de integrar os participantes com dinâmicas e brincadeiras.
\r\n\r\nDe acordo com Jean, “a comunicação é uma das maiores ferramentas para os vereadores. É dali que ele pode transmitir a sua verdade, ou não. Aquele político que utiliza a comunicação para persuadir, mostrando seus projetos, suas idéias, propondo ações, será mais conhecido pela sociedade e pelos seus eleitores”, afirma.
\r\n\r\nResultado de uma parceria entre a UCAVI e a câmara de vereadores de Imbuia, a palestra proporcionou aos edis a possibilidade de aprimorar a utilização da comunicação verbal e corporal.
\r\n\r\n\r\n\r\n
1 - Saiba o que vai dizer, fale com segurança, conheça a idéia a ser transmitida.
\r\n2 - Saiba o objetivo exato a ser atingido.
\r\n3 - Saiba como dizer: o método de exposição, a tonalidade da voz, a expressão e meios audiovisuais são fatores importantes na comunicação.
\r\n4 - Avalie as condições ambientais. É o momento conveniente? O clima humano é favorável?
\r\n5 - Saiba quem pode colaborar no planejamento, procure colaboradores, assim mais gente se compromete.
\r\n6 - Saiba utilizar todas as oportunidades.
\r\n7 - Pense nas conseqüências da comunicação.
\r\n8 - Houve entendimento ou piorou a situação?
\r\n9 - Aprenda a ouvir, talvez este seja o maior desafio e o principal fator de sucesso na comunicação.