O município de Lontras recebeu no sábado, dia 6 de agosto, dezenas de vereadores e servidores de câmaras municipais de todo o Alto Vale do Itajaí. Eles se reuniram no Centro Social Cândido Salvador Rodrigues para assistirem palestras, discutirem e votarem as moções e obterem informações sobre os eventos que foram e os que serão realizados pela União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UCAVI).
\r\n\r\nO evento teve início às 9h30min e foi conduzido pela mesa diretora composta pelo representante do prefeito municipal, secretário de planejamento Nilson Danker, pela presidente da Câmara de Vereadores de Lontras, Graziela Aparecida Schmoller, pela primeira-secretária da UCAVI, Roseli Staloch, pelo presidente da UCAVI, Edson Luís Fronza, pelo palestrante Jean Pier Xavier de Liz e pelo tesoureiro da UCAVI, Álvaro Melchioretto.
\r\n\r\nApós a deliberação dos assuntos referentes às realizações da entidade, foram apresentadas as moções que solicitaram a redução dos impostos sobre o óleo diesel (moção nº 16/2005, de autoria da câmara municipal de Rio do Oeste), a formalização de projeto para redefinir a largura mínima da faixa marginal de rios ou qualquer curso d’água (moção nº 17/2005, de autoria da câmara municipal de Lontras), a alteração do trajeto da ligação asfáltica da BR 470 no trecho entre Mirim Doce e Taió(moção nº 18/2005, de autoria da câmara municipal de Mirim Doce), o conserto do asfalto da rodovia SC 422, no trecho entre Rio do Campo e Santa Terezinha (moção nº 19/2005, de autoria da câmara municipal de Rio do Campo), a pavimentação da estrada que liga Atalanta a Ituporanga (moção nº 20/2005, de autoria da câmara municipal de Atalanta) e a criação de um espaço jornalístico nas rádios para que as câmaras possam divulgar notícias (moção nº 21/2005, apresentada verbalmente pela câmara municipal de Vitor Meireles). Todas as propostas foram votadas pelo público presente eaprovadas por unanimidade.
\r\n\r\nA assembléia prosseguiu com as palestras “Alternativas de Desenvolvimento Regional”, especificando quais são as principais características das atividades econômicas do Alto Vale, apresentada pelo presidente da CRAVIL, Harry Dorow e “Oratória e Comunicação Verbal”, abordando técnicas de comunicação oral, apresentada por Jean Pier Xavier de Liz.
\r\n\r\nDe acordo com Edson, “o evento atingiu as expectativas. Particularmente, achei o encontro excelente, muito dinâmico”.
\r\n\r\nPara Graziela, a assembléia tem grande utilidade. “Nós vereadores aprendemos com essas reuniões. As palestras são um dos momentos mais interessantes”, ressalta.
\r\n\r\nO encerramento caracterizou-se pela entrega da placa de premiação à câmara com maior número de vereadores presentes na assembléia. O município de Laurentino recebeu a condecoração pela segunda vez, com 7 pessoas. Em seguida, todos foram convidados a almoçar no restaurante Armazém da Terra, localizado no trevo de acesso a Lontras.
\r\n