Até 6 de abril, quem irá disputar o cargo de vereador nas próximas eleições e faz parte de diretorias de associações ou entidades que fazem uso ou recebem recursos públicos, deve se desincompatilizar, ou seja, afastar-se de forma temporária ou definitiva do cargo que exercem. O objetivo da desincompatibilização é garantir igualdade de oportunidades ao evitar que futuros candidatos utilizem a estrutura pública e recursos para obter vantagens diante dos concorrentes.
Diante dessa obrigatoriedade prevista na Lei Complementar nº 64/1990, os integrantes da diretoria da UCAVI que irão concorrer na próxima eleição apresentaram requerimento de desincompatibilização, ocasionando vacâncias dos cargos.
Assim sendo e de acordo com o estatuto da UCAVI na ordem de sucessão, a diretoria da União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí – UCAVI ficará assim constituída a partir de 4 de abril: Presidente: Lenoir Menegazzi, 1º Secretário: Marcelo Tonett, 2ª Secretária: Isolete Venturi Cunha e 1º Tesoureiro: Elio Spancerski. A nova diretoria terá mandato até 31 de dezembro de 2024.