Representantes do setor agrícola e lideranças políticas da região participaram na segunda-feira, dia 11/09, de uma reunião na Cravil com técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Durante o evento que contou com a participação da Senadora Ideli Salvatti, foi apresentado o Programa do Governo Federal que trata do biodiesel.
\r\n\r\nNa foto, o presidente da AMAVI, Jocelino Amâncio, senadora Ideli Salvati, secretário de desenvolvimento regional de Rio do Sul, Germano Purnhagen e delegado do MDA em Santa Catarina, Jurandi Gurgel.
\r\n\r\nO Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) é um programa que objetiva a implementação de forma sustentável, da produção e uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.
\r\n\r\nDe acordo com o técnico do MDA, Arnoldo de Campos, o cultivo de matérias-primas e a produção de biodiesel, têm grande potencial de geração de empregos. “O Biodiesel surge como uma nova alternativa de renda, principalmente para a agricultura familiar”. Para produção, podem ser utilizadas gorduras animais ou de óleos vegetais, e várias espécies vegetais como mamona, dendê ( palma ), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
\r\n\r\nA partir de 2008, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo será obrigatória em todo Brasil, o que segundo o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em SC, Jurandi Gugel garante mercado para a produção. Ele enfatizou que a implantação ou não do projeto, irá depender da organização e mobilização dos Estados e regiões. “A comercialização está garantida, é preciso que haja interesse, estudos e análise das culturas indicadas para cada região e uma grande mobilização”.
\r\n\r\nApós esta reunião, o próximo passo dos trabalhos de acordo com o presidente da Cravil, Harry Dorow, é um estudo de viabilidade e elaboração de um pré-projeto que contemple as características e potencial da região do Alto Vale. Ele destacou também a importância de parcerias. “Para a implantação de um projeto desta natureza parcerias são fundamentais, Cravil, poder público, entidades privadas, precisamos unir esforços pois nossa agricultura precisa de novas alternativas”.
\r\n\r\nNa avaliação da Senadora Ideli Salvatti, a reunião além de importante, pode ser considerada histórica, pois trata de uma assunto que poderá beneficiar todo o setor agrícola do país, especialmente a agricultura familiar.”A usina de biodiesel só obterá incentivo fiscal se adquirir um percentual da agricultura familiar”.
\r\n\r\nOutra informação considerada importante para produção de biodisel, é que diante de sua expressiva capacidade de redução da emissão de poluentes e de diversos gases causadores do efeito estufa, pode melhorar as condições ambientais.
\r\n