O Congresso Estadual de Vereadores iniciou hoje em Rio do Sul e prosseguirá até o dia de amanhã. O evento reuniu cerca de 200 pessoas no Parque Universitário Norberto Frahm, entre vereadores de todo o Estado de Santa Catarina e demais autoridades políticas e tem por objetivo capacitar e congregar os edis através de palestras e debates.
\n\nA solenidade de abertura do Congresso contou com a presença de diversos políticos catarinenses para recepcionar os congressistas, entre os quais os Deputados Estaduais Rogério Mendonça (representando o Presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Julio Garcia) e Nelson Goetten de Lima, Edson Fronza, vereador e presidente da União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UCAVI) e Rui Mendonça, presidente da União de Vereadores do Estado de Santa Catarina (UVESC).
\n\nDe acordo com Edson, o Congresso Estadual de Vereadores possui múltiplas vantagens. "Esse tipo de evento permite a troca de informações, a troca de experiências, permite que a gente faça reflexões com relação a atual situação política do país, permite que a gente se atualize, enfim, permite o congraçamento dos vereadores".
\n\nSegundo o vereador Rui Mendonça, "aqui estão sendo discutidas questões políticas e a forma de como o vereador deve atuar. Hoje o legislativo municipal está carente de conhecimento e, por isso, a importância do evento é extrema".
\n\nO ciclo de trabalhos foi iniciado pelo professor e filósofo Edgar Schütz, com a palestra "Motivação e Integração na Atividade Política", onde enfatizou os benefícios da motivação pessoal e as conseqüências da falta dela. "Ninguém gosta de apostar num fracassado. Ninguém se sente atraído sobre uma pessoa desmotivada. Então, a motivação, que é tão importante, ela sofre um desgaste a partir do bombardeio de informações negativas que o meio joga", ressalta. A programação do eventoprosseguirá no período da tarde, com as palestras "Conjuntura Política", ministrada pelo jornalista e comentarista político Paulo Alceu e "Marketing Político", apresentada pelo professor Alcides Martinse pela psicopedagoga e especialista em recursos humanos, Bertila Sartoretto Leão. Após o término dos apresentações de hoje, os congressistas participarão de um coquetel colonial e, posteriormente, assistirão à abertura da 16ª Kegelfest - Festa Nacional do Bolão.