A câmara de vereadores de Rio do Oeste realizará nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a primeira sessão solene da câmara de vereadores mirim. Nove alunos, com idades entre 10 e 14 anos, selecionados entre os três colégios do município e eleitos por seus colegas no dia 28 de novembro de 2005 tomarão posse de seus cargos.
\n\nNa oportunidade será eleita a diretoria dos jovens edis, seguindo os mesmos trâmites de uma sessão ordinária. O mandato tem duração de um ano e os participantes do projeto receberão, gratuitamente, material escolar para todo o período letivo.
\n\nEntre os deveres dos vereadores mirins estão a presença nas sessões (realizadas mensalmente) e a atuação na escola e na comunidade, através da elaboração de pedidos e moções, que serão repassados à câmara de vereadores.
\n\nSegundo o presidente da câmara de Rio do Oeste e vereador autor do projeto Vereador Mirim, Luiz Carlos Muller, “esta é uma forma de fazer com que os jovens exerçam sua cidadania, conhecendo e participando do processo legislativo”.
\n\nCerca de 30 alunos dos colégios E. E. F. Fortunato Tarnowski, E. E. F. Vereador Alfredo Scottini e E. B. Exp. Mário Nardelli se inscreveram no projeto. A câmara de vereadores de Rio do Oeste é, atualmente, a única de todo o Alto Vale do Itajaí a promover essa integração câmara-escola, com a participação dos alunos.
\n