Mais uma vez a assembleia da UCAVI foi marcada pelo número expressivo de participantes. Vereadores e servidores lotaram o auditório da Câmara de Lontras no último sábado (11/05). Além de discutir moções e assuntos importantes de rotina das câmaras, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a campanha de educação ambiental pelo Rio Itajaí, apresentada pelo representante do consórcio Salto Pilão, Rubens Habitzreuter e receberam instruções sobre a responsabilidade dos vereadores frente a loteamentos, desmembramentos e denominação de ruas, com o Promotor de Justiça, Dr. Ernani Dutra.
\r\n\r\nEntre as moções apresentadas, a Câmara Municipal de Atalanta solicitou apoio à implantação da pavimentação asfáltica entre os municípios de Atalanta e Ituporanga, que ocupam papel de destaque no desenvolvimento econômico da regional. A Câmara Municipal de Braço do Trombudo defendeu moção pedindo ao DNIT a limpeza e manutenção da rodovia SC 426 que liga os municípios de Trombudo Central à Braço do Trombudo, que é também uma alternativa para quem se dirige a Otacílio Costa. As moções, após defendidas e colocadas em discussão foram aprovadas pelos presentes.
\r\n\r\nO coordenador de Comunicação Social da Usina Salto Pilão, Rubens Roberto Habitzreuter falou sobre a campanha, “O rio Itajaí pede nossa ajuda” , cujo objetivo é conscientizar as comunidades ribeirinhas sobre os problemas que a degradação do rio provoca, além de mobilizar as autoridades e a sociedade em geral para a importância de uma agenda positiva de conservação do rio Itajaí. Logo em seguida, a palestra do promotor Dr. Ernani Dutra gerou uma série de questionamentos por parte dos vereadores. O promotor explanou sobre a importância da regulamentação e legalização dos loteamentos, desmembramentos e denominação de ruas nos municípios.
\r\n\r\nA próxima assembleia da UCAVI será no dia 1º de junho em Presidente Getúlio, fazendo parte da programação da 17ª Expofeira Estadual do Leite. Na ocasião será realizada palestra sobre o Código Florestal Brasileiro, com o Deputado Federal e engenheiro agrônomo Valdir Colatto.
\r\n